É o título da Tese que foi agraciada com o Prêmio CAPES de Tese 2008 na área de Arquitetura e Urbanismo.
Veja em Prêmio Capes de Teses 2008: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2779-premio-capes-de-tese-2008

Lançamento do livro A cidade sou eu é destaque no site da CAPES
Visite a página: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2779-premio-capes-de-tese-2008

2013: Publicação em inglês do livro A cidade sou eu – The city is me é destaque no site da CAPES
Visite a página: http://www.capes.gov.br/36-noticias/5967-livro-fruto-de-tese-ganhadora-do-premio-capes-e-publicado-em-ingles

Esta tese, de autoria da arquiteta e urbanista Rosane Azevedo de Araujo, foi defendida e aprovada em novembro de 2007 no Doutorado em Urbanismo do PROURB – programa de pós-graduação em urbanismo -, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta tese foi agraciada com o Prêmio CAPES de Teses 2008 – considerada a melhor tese na área de Arquitetura e Urbanismo no ano de sua defesa

– Resumo da Tese:
“Atualmente, existem tantos novos conceitos de Cidade quanto novos parâmetros para analisá-los. Dadas a permeabilidade e a diluição das fronteiras decorrentes da difusão tecnológica ocorrida nas últimas décadas, podemos afirmar que todo cidadão é agora um cosmopolita, e que o urbanismo se tornou o Orbanismo, pois, potencialmente, o mundo é nossa cidade. Este trabalho toma as articulações teóricas da Nova Psicanálise e aplica ao Urbanismo no intuito de desenvolver a hipótese de que não há distância que permita circunscrever separadamente Eu e Cidade, pois o processo de explosão semântica e conceitual da idéia de cidade é correlato ao de descentralização e fragmentação da noção de eu. O trabalho resenha conceitos de cidade trazidos por vários autores da segunda metade do séc. XX; apresenta algumas variações do conceito de Eu desde Descartes até sua confluência na noção de Rede; e aplica os raciocínios de pólo, foco e franja para concluir apontando um conceito de cidade abrangido, em ultima instância, pelo conceito de Eu. A cidade que cada um é é co-extensiva a seu modo urbano de inserção no mundo.”

– “O Prêmio Capes de Tese é um prêmio decorrente de um concurso nacional para a melhor tese selecionada em cada uma das áreas de conhecimento, e tem o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade”.
– Esta tese ganhou o concurso nacional do Prêmio Capes de Tese 2008, cujo resultado foi divulgado em 29/05/09
– “CAPES – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.
As atividades da CAPES podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

avaliação da pós-graduação stricto sensu;
acesso e divulgação da produção científica;
investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
promoção da cooperação científica internacional.
A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.
O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios)”